Planejamento financeiro #1: como fazer?

Com a matemática acontece um fenômeno muito interessante – e que pode ser observado também no português, acima de todas as outras disciplinas: ou o individuo a ama ou a ignora. O preocupante é que a porção que ignora ambos (português e matemática) simultaneamente é esmagadora em relação à porção que prefere uma disciplina ou é apaixonado pelas duas.

A problemática está em: precisamos do conhecimento de ambas as áreas para poder comunicar, consumir, comercializar e, resumidamente, viver em sociedade. Uma vez que não sabemos elaborar um canal de comunicação ou lidar com questões monetárias, facilmente somos atraídos para armadilhas financeiras, tais como: limites de cartões de crédito, cheque especial, empréstimos desnecessários, entre outras.

Ou seja, uma grande dor de cabeça.

E não há como fugir dos custos. Alimentação, moradia, eletricidade, água, serviços de comunicação (internet, telefone), vestuário… a lista já é longa e somente o básico foi citado. Com um orçamento limitado, o malabarismo se torna inevitável. Daí vem a importância de planejar, conhecer as próprias necessidades e também as necessidades daqueles que dependem do mesmo orçamento.

A boa notícia é que com práticas simples, toda e qualquer dívida é capaz de ser evitada.

Lérigou, lérigou pra enxaqueca!
Lérigou, lérigou pra enxaqueca!

Nas próximas publicações pretendo abordar os tópicos: orçamento, controle de gastos e poupança. De forma prática e facilmente aplicada, pretendo lhes passar os benefícios de planejar baseando-me em experiências pessoais, casos conhecidos e uma ou outra literatura. Afinal, trocar experiências e gerar conhecimento é a principal razão para A Menina Que Não Sabia existir.

Dúvidas, questionamentos e até sugestão de pautas: os comentários estão aqui pra isso! ❤

Vejo vocês em breve!

Assinatura (2)

Advertisements

Comente!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s