O que Martin McFly (não) encontrou no futuro?

Para celebrar o dia em que o personagem de Back To The Future, Martin McFly (Michael J. Fox) faz a sua visita ao futuro de 2015, nada mais justo que (mais um) comparativo entre as expectativas dos redatores de ’80 para o século 21 e realidade que cá estamos, certo?

2015
É HOJE!

Começaremos pelos acertos:

Nostalgia

Não temos uma frota de carros voadores, é verdade. Mas ao que diz respeito à recordação e ao saudosismo em relação à outras épocas, estamos de acordo com a previsão. Desde artigos de lojas de antiguidades (que em geral, custam uma fortuna) à peças do vestuário, carregamos de tempos em tempos algo que já foi tendência uma vez. Um exemplo? Peças metalizadas:  Gucci, Emílio Pucci e Tom Ford foram uma das marcas que apostaram no tecido para as passarelas de 2015/16.

Quem disse que os anos 80 não vieram com força essa estação?

Ao que diz respeito das marcas: Nike e Pepsi prometiam para 2015 uma versão melhorada de seus produtos: uma embalagem futurista de Pepsi Perfect e uma versão do Nike Air Mag com autoajuste que, embora possíveis, parecem um tanto utópicos, não? Aproveitando a demanda, as empresas recriaram os produtos que a saga nos apresentou, há 30 anos atrás.

pepsi

nike

E aqui vai um update: Nike confirmou a produção do Nike Air Mag ajustável. Em nota, a empresa afirma que o tênis já está sendo fabricado. As unidades são limitadas e irão a leilão; o valor arrecadado com a venda, será doado pra a fundação Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research – que como o nome já sugere, é voltada à pesquisa para a descoberta da cura para o mal de Parkinson (doença que aliás, o próprio Michael J. Fox é portador).

2015-Nike-Mag-GIF1_large
É McFly, parece que não estamos tão distantes assim da realidade de Back To The Future!

Comportamento: check. Fashion: check. Tecnologia: é…. talvez.

Melhorias

Mesmo extrapolando os limites da nossa realidade, Back To The Future trouxe alguns conceitos que hoje encontramos de maneira bem sólida. Sistemas integrados, inteligência artificial, comandos por voz e movimento, realidade virtual e até mesmo smartphones já se faziam presentes no cenário do segundo volume da saga.

Nesse momento a casa dos McFly se torna referência do que é bastante palpável em nosso dia a dia: painéis iluminados substituindo janelas; televisões de parede (maior acerto da saga, na minha opinião), a intertextualidade do conteúdo (Martin Jr assiste seis canais ao mesmo tempo, nós assistimos um e o comentamos no Twitter, no Facebook, etc); dispositivos de interação e conexão à mesa do jantar – e aqui trato por dispositivos pois a função que se dá a entender dos óculos que Martin Jr e a irmã utilizam não é única e exclusiva de um Google Glass, por exemplo; sistema de segurança por digitais (se o seu computador ou celular não tem um, você certamente já sabe que eles existem); ambientes que respondem a comando de voz e chamadas de vídeo.

Ah, as coisas que a internet nos dá.

pizza
A verdade é que eu preferia reidratar uma pizza mesmo.

Outra empresa que anunciou já fazer parte do futuro é a Toyota! Quem lembra do Mr. Fusion, o reator de energia portátil? A campanha “abastecido pelo futuro” nos apresenta uma solução alternativa para o combustível à base de petróleo, inspirada no reator movido à lixo orgânico do Doutor. Eu ouvi alguém dizer “consumo sustentável”?

Mesmo devendo uma série de melhorias para Doc e Martin, sei que estariam maravilhados da mesma forma se visitassem o futuro! As ruas continuam sendo úteis, os hologramas ainda não são tão populares quanto se esperava e os tecidos são mais sóbrios e menos espalhafatosos, é verdade. Mas mesmo com todas as facilidades e utilitários que encontramos a nosso favor nesses dias, a real evolução deve acontecer dentro de nós: na forma como pensamos, interagimos uns com os outros e principalmente em como preservamos o ambiente em que vivemos.

vlw flws
vlw flws

Ah! Antes que eu esqueça: Doc tem uma mensagem pra vocês!

Assinatura (2)

Advertisements

Comente!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s